Chega o fim de semana e com ele vem também a preocupação de entreter os meus filhos, pois o fim de semana é sinónimo de tempo para eles!

Ando sempre à procura de actividades divertidas pois eles têm muita energia e gostam de correr e brincar.

Claro que uma actividade que lhes agrada é simplesmente irem até ao  jardim para poderem correr e saltar. Mas eu quero mais! Fui pesquisar e encontrei…

18 Actividades divertidas para que se possam divertir com os vossos filhos no fim de semana:

 

1 – Uma batalha de almofadas – Não ter de acordar a correr e poder ficar na cama mais um tempinho é tão bom! Ainda para mais quando ficamos enroscadinhos aos nossos filhos… Uma brincadeira gira para fazer logo de manhã é uma ”luta” de almofadas, com a vantagem de só precisarmos de ter umas almofadas!  Vão ver que vai ser só rir!

 

lisbon-921050_19202 – Passear de eléctrico – Já não ando de eléctrico há tanto tempo… mas lembro me que adorava! Lisboa é uma cidade lindíssima, vale a pena tirar uma manhã para dar um passeio. Podemos fingir que somos turistas e inventar uma língua estrangeira, eles adoram inventar palavras novas! Para quem não é de Lisboa, pode sempre dar um passeio de comboio.

 

3 – Fazer um instrumento – Façam uma banda familiar. Peguem em tampas de panelas, colheres e copos, baldes, garrafas com areia… e cantem a vossa música preferida com apoio dos vossos instrumentos. Depois podem sempre filmar e enviar para os avós que vão adorar o vosso teledisco!

 

mud-70783_12804 – Fazer porcarias – Esta já experimentei e eles adoram! Levem-nos lá para fora…, se não tiverem essa oportunidade, cubram o chão com uma toalha impermeável e dêem-lhes um bocadinho de farinha, arroz cru ou terra e água para que possam dar largas à imaginação. Fazer bolos para as bonecas, máscaras para a cara, etc, o importante é que se sujem! Se o fizerem no Jardim, aproveitem caso esteja calor para lhes darem um banho de mangueira. Eles vão adorar!

 

5 – Uma passagem de modelos – As crianças adoram experimentar as nossas roupas. Abram-lhes o vosso armário e deixem que eles se vistam e dispam com as vossas roupas, sapatos e acessórios. Depois coloquem uma musica animada, afastem as cadeiras e a mesa e vejam-nos desfilar. Tirem fotos pois vão querer eternizar este momento!

 

6 – Aula de ginástica – Vale tudo! Comecem com os alongamentos, depois o aquecimento, um bocado de ginástica e depois brincadeiras. Cambalhotas, pinos e rodas para manter a forma!

 

kid-1241817_19207 – Bolas de sabão – Quem é que faz a bola maior? Nunca podem ser os pais! Também adoram tentar apanhá-las! Ninguém pode deixar que rebentem no chão! Será que os pais conseguem?

 

8 – Um piquenique – Costumo fazer constantemente, e qualquer lugar é digno de um piquenique.. mesmo a chover!  Até pode ser no chão em frente ao sofá!  Toalha, sandes, sumos, o espírito é que conta! Claro que eu prefiro aqueles ao ar livre. Aproveitem pois a refeição vai saber bem melhor!

 

9 – Fazer uma caça ao tesouro – Esta nunca experimentei, mas achei giro…e fácil de preparar. Basta espalhar pela casa papelinhos com pistas que eles têm de adivinhar, por exemplo: “Sou o sítio onde deitas a cabeça para dormir”, de pista em pista até chegar ao ‘tesouro’, que pode ser aquilo que quiserem. A minha filha ia desejar que fossem GOMAS!

 

autumn-165184_128010 – Um passeio com final diferente – Façam um passeio e dêem-lhes um propósito. Apanhem folhas caídas, paus, pedras… e quando chegarem a casa faças colagens com o que conseguiram apanhar. Depois podem convidar os amigos para uma exposição! Pode lhes valer uns troquinhos para as guloseimas.

 

11 – Acampar – Uma das actividades divertidas é acampar…Lá fora, debaixo da mesa da cozinha, na sala, não se esqueçam é das lanternas e dos saco cama! As histórias de terror sabem bem quando acampamos!

 

IMG_1139-794x468

12 – Passeio de barco – Vamos fingir que somos piratas ou comandantes … Qualquer rio ou barco serve, nem que seja a viajar na Transtejo até ao Montijo! Ou fazer o Hipotrip, que é super divertido! Façam chapéus para eles entrarem no espírito!

 

13 – Um festival da canção – Com esta dos instrumentos lembrei me do Festival da Canção! Eu fiz com os meus amigos quando era pequenina. Convidávamos os pais a sentarem-se nas escadas do nosso prédio e ficávamos no hall a cantar para eles. Ensaiávamos duetos e tudo! Super divertido! Se houver um júri, mais divertido será. Pode haver vários prémios: o mais afinado, a melhor cantiga, o mais bem vestido, o que dançou melhor.

 

bananas-282319_192014 – Um almoço de porcarias – Se as vossas crianças comem geralmente bem, levem-nas um dia ao supermercado e deixem-nas escolher aquilo que lhes apetecer para o almoço. Uma vez não faz mal!

 

15 – Gincanas – Gincanas são actividades divertidas para as crianças. Existem inúmeros jogos tradicionais giros para fazerem com as crianças ao ar livre. Convidem os seus amiguinhos e respectivos pais e organizem um jogo entre famílias. Vale tudo! Corridas com colheres, encontrar objetos na farinha, corridas de sacos, mapas do tesouro… é só puxarem pela imaginação.

 

B-IMG_2782-B-794x446

16 – Ir ao Jardim Jardim Zoológico – Esta é uma das actividades que os meus filhos mais adoram. O espaço está lindíssimo e é óptimo para lhes ensinar os hábitos e as características de cada animal. Sempre que podemos vamos passear ao Jardim Zoológico.

 

17 – Aulas de dança – Não sabem dançar? Não há problema! O importante é mexer. Salsa, rock, slows… coloquem musica e dêem asas à imaginação! O importante é abanar o rabiosque. No final vão cair no chão de cansados! Os meus filhos vão adorar esta é das actividades divertidas que os meus mais gostam!

 

18 – Um banho à luz das velas – Digam-lhes que é noite de Spa! Encham a banheira de espuma, coloquem umas velas e uma música calma. Esta pode ser feita depois de um dia de brincadeiras. Vão ver que depois desta eles dormem mesmo bem!