A Saúde das Mulheres tem muito que se lhe diga… O organismo da mulher é diferente do organismo do homem, basta pensarmos por exemplo na mestruação, gravidez, hormonas…

Deixo-vos algumas dicas para colocar em prática ou simplesmente para vos fazer reflectir e ajudar a prevenir algumas doenças.

 

16 Dicas para melhorar a Saúde das Mulheres

16 Dicas importantes para melhorar a Saúde das Mulheres

1. Ingiram cálcio: mulheres com idades compreendidas entre os 19 e os 50 devem ingerir 1000 miligramas ou comer de 3 a 4 porções de alimentos ricos em cálcio (tomado com vitamina D para melhor absorção) por dia.

2. Apanhem sol: apenas 15 a 20 minutos de exposição à luz solar por dia (sempre com uso de protetor solar) pode fornecer a quantidade diária necessária de vitamina D. Esta substância ajuda a combater o diabetes, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca, pressão arterial alta e talvez até mesmo constipações. Esta vitamina é muito importante para a Saúde das Mulheres. Mas não exagerem pois muita exposição ao sol pode aumentar o risco de cancro de pele.

3. Façam exercícios físicos para melhorar o humor: as atividades físicas trazem uma série de benefícios ao nosso corpo e à nossa saúde, e podem reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite entre outras. Mas a melhor notícia é que melhora o humor… o exercício é tão eficaz quanto a medicação antidepressiva. Problema que afecta muitas mulheres.

4.Façam um Check up: 

Há testes que podem e devem fazer caso ainda não tenham feito.

  • Fazer check-up de pele – Os sinais do nosso corpo devem ser vistos por especialistas só eles poderão perceber se estão saudáveis ou são perigosos
  • Fazer um teste de colesterol – a maioria das mulheres preocupa-se muito com o cancro da mama, mas na verdade, a doença cardíaca é o assassino número um das mulheres. Já fizeram um teste de colesterol para saber se estão em risco?
  • Triagem auditiva e ocular – Os nossos sentidos são muito importantes, com a idade começamos a perder a qualidade auditiva e ocular! Devemos cuidar bem deles.
  • Ver os níveis de açúcar no sangue – pré-diabetes é uma condição na qual o açúcar no sangue está elevado, mas não muito alto o suficiente para ser classificado como diabetes. Este estado é quase tão tóxico para o organismo como a diabetes em si. O Exercício físico regular e um alto teor de fibras na dieta, aliados ao consumo de hidratos saudáveis, podem manter o açúcar no sangue dentro da faixa de segurança.
  • Fazer uma mamografia – a nós mulheres devemos, a partir dos 35, fazer ecografias e mamografias. Quanto mais cedo começarmos a vigiar melhor!
  • Visitar regularmente o vosso dentista: saúde oral é mais do que manter apenas os dentes bonitos. Em particular, a doença periodontal está ligada a um maior risco de doenças cardíacas e diabetes. Por isso visitem regularmente o vosso dentista!

Estes testes podem ajudar a compreender o vosso estado de saúde geral e evitar problemas futuros.

5.Tomem banho de água fria: os duches de água fria ajudam a queimar calorias pois aumentam a circulação, evitam também enxaquecas, e ajudam as mulheres a envelhecer graciosamente pois tonificam o corpo.

6. Saiam com pessoas “saudáveis”: os bons hábitos de outras pessoas influenciam-nos. Estudos sugerem que uma série de fatores, como felicidade aparente, obesidade, tabagismo, e até mesmo solidão, são fortemente influenciados pelas pessoas ao seu redor. Portanto, sejam seletivas em relação aos amigos. Ter uma boa rede de amigos e familiares está associado a maior longevidade, enquanto a solidão está associada a riscos de doenças cardíacas.

7. Brindem à vida: beber moderadamente, pode proteger-nos de doenças cardiovasculares. E pode ajudar a evitar ganhar peso… mas não exagerem!

16 Dicas importantes para melhorar a Saúde das Mulheres

8. Façam massagens: façam massagens de relaxamento pelo menos uma vez por mês. Pode ser uma arma eficaz para quem tem uma vida muito stressante. O stress não é apenas desagradável, mas também pode prejudicar a saúde, aumentando inflamações no corpo e riscos de doenças cardíacas.

9. Exercitem os ossos: exercícios como caminhar, dançar ou levantar pesos podem ajudar a manter os ossos fortes e saudáveis. Um problema que atinge muitas mulheres …

10. Consumam gengibre: o gengibre tem sido usado no tratamento de problemas estomacais. Os investigadores acreditam que seus compostos estimulam as secreções digestivas e melhoram o tônus muscular intestinal.

11. Comam bananas: Este alimento é rico em potássio e pobre em sódio, … a batata cozida com a pele ou o abacate também são boas fontes de potássio. Este tipo de alimentos, além de ajudar na perda de peso controlam a pressão arterial, que também condiciona a Saúde das Mulheres.

12. Escolham alimentos saudáveis: eles são saborosos e oferecem vitaminas e antioxidantes, gorduras saudáveis ou outros bons ingredientes em relação à quantidade de calorias consumidas.

13. Vivam com um propósito: as que pessoas que são felizes e têm um propósito na vida são menos propensas a desenvolver problemas cognitivos e doença de Alzheimer.

14. Acabem com os maus hábitos: o vício do tabaco por exemplo, se ainda não acabaram com este mau hábito, está na hora de parar.

15. Comam chocolate: comer um quarto de chocolate todos os dias, um montante igual a cerca de um ovo de Páscoa pequeno, pode reduzir o risco de sofrer de ataque cardíaco ou de um acidente vascular cerebral. Boas noticias!!

16. Façam do sono uma prioridade: a falta de sono pode descontrolar o açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes tipo 2. A Saúde das Mulheres tanto fisica e psicológica é muitas vezes afectada pelo cansaço devido a noites mal dormidas… pela vossa saúde durmam bem!

Muita saúde para todas!