Se queremos uma vida longa e feliz temos de seguir estes mandamentos japoneses!

Sabe-se que existe uma ilha chamada Okinawa cujo povo ultrapassa quase sempre os 100 anos de idade. É o povo com mais centenários de todo o mundo.

E eles criaram 10 mandamentos, que cumprem à risca e que os permite ter uma vida longa e feliz. Fantástico, não é?!

Baseia-se em fazer uma dieta leve, descansar adequadamente, cultivar amizades e exercitar-se de forma equilibrada.

Saibam quais são estes mandamentos japoneses:

 

Os 10 mandamentos do povo de Okinawa para uma vida longa e feliz

 

10 mandamentos japoneses para uma vida longa e feliz

 

1 – Devemos rodear-nos de bons amigos

Os laços fortes que criamos dão nos segurança e confiança no próximo e desta forma vivemos felizes.

Os Okinawa agem com os amigos e com os vizinhos como se pertencessem à sua família, o serviço à comunidade acaba por se transformar na razão por que todas as manhãs eles se levantam da cama, e este sentimento de pertença e de ajuda mútua proporciona uma sensação de segurança e contribui para o aumento da esperança média de vida.

Segundo este povo, precisamos dos amigos pois eles são o melhor remédio para esquecermos as preocupações com uma boa conversa, para contar e ouvir histórias que nos façam sorrir, para pedir conselhos, para nos divertirmos, para compartilhar e sonhar.

 

2 – Devemos sorrir mais

As pessoas que vivem mais anos são positivas e têm uma elevada expressividade emocional. Atitudes amistosas ajudam a fazer amigos e relaxa-nos.

Muitas vezes focamo-nos nas coisas que estão mal e esquecemos o privilégio que é o podermos estar aqui, neste mundo cheio de possibilidades. Vamos ser mais agradecidos e sorrir mais!

 

3 – Exercitar o corpo

Segundo este povo sábio, o sedentarismo está a matar-nos!

Ao estarmos muito tempo sentados e parados acabamos por perder a tonicidade muscular e a capacidade respiratória, e diminui a nossa vontade de fazermos coisas que nos motivem.

Graças a esse sedentarismo aparecem as doenças como a hipertensão, a obesidade ou até mesmo a depressão.

Devemos pelo menos caminhar durante uns 20 minutos diários para que isto não aconteça.

 

4 – Depois da reforma devemos continuar activos

10 mandamentos japoneses para uma vida longa e feliz

Os Okinawa mantêm-se activos mesmo depois de se reformarem. Dizem que a razão pela qual todas as manhãs se levantam, lhes confere satisfação, felicidade e dá significado à sua vida.

Se deixamos de fazer algo que gostávamos de fazer e levámos a vida toda a fazer,a  nossa vida perde o sentido e isso irá consequentemente deixar-nos cada vez mais triste.

A maior parte dos centenários japoneses têm uma ocupação principal e uma secundária — um hobby — para dar significado à sua existência.

 

5 – Temos de ter mais calma

O stress mata-nos!

Este povo japonês leva a vida com muita calma pois para eles o stress é o responsável pelo envelhecimento precoce das celulas do corpo e principalmente dos nossos neurónios.

Os segredos para uma vida longa e feliz são a dieta, o exercício, ter um propósito na vida e gerir eficazmente o tempo de forma a reduzir o stress — responsável pelo envelhecimento prematuro das células saudáveis e alterações do sistema digestivo até à pele.

Eles recomendam: tomar banhos mais prolongados,dormir bem, massajar a cabeça com a ponta dos dedos, estarmos conscientes do que se passa à nossa volta, das nossas emoções e do nosso corpo, manter a casa e tudo à nossa volta limpo e organizado.

 

6 – Não devemos comer demais

10 mandamentos japoneses para uma vida longa e feliz

Menos é mais! Segundo este povo, devemos parar de comer quando sentirmos que o estômago está a 80% cheio.

A dieta dos supercentenários é rica em tofu, batata-doce, peixe e muitos legumes.

Um dos truques para comerem menos é dividi-la por pratos pequenos.

7 – Devemos estar sempre em contacto com a natureza

Este povo recorre sempre ao contacto com a natureza para recarregarem as baterias da sua alma. Por isso é que os japoneses têm quase sempre uma horta e campos inteiros de plantação de chá, shikuwasa ou mesmo mangas.

8 – Devemos ser agradecidos

10 mandamentos japoneses para uma vida longa e feliz

Os anciãos de Okinawa acreditam que devem dar sempre valor ao que têm. Não viver à espera que as coisas más aconteçam mas estar cientes que um dia podem acontecer. Isto mantêm os fortes, activos e satisfeitos até ao fim dos seus dias.

Devemos ter a consciência de que tudo o que temos e todas as pessoas que amamos em algum momento desaparecerão, sem sermos pessimistas. Termos essa consciência não deve entristecer-nos, mas sim ajudar-nos a amar o presente e as pessoas que nos rodeiam.

Se dedicarmos um momento do dia para agradecermos o que temos, a nossa felicidade aumentará. Devemos eliminar as emoções negativas.

 

9 – Devemos viver o momento

Se nos concentrarmos no agora e reduzirmos os pensamentos descontrolados iremos viver mais.

Viver o agora, apreciar cada momento mesmo que seja uma simples refeição.

Se passarmos o tempo todo preocupados com o futuro e com o que vamos fazer com ele, estamos a perder e a desaproveitar todos os cheiros, sabores ou experiências do presente.

 

10 – Devemos ser persistentes

Uma pessoa persistente sabe concentrar-se nos seus objetivos, naquilo que é importante, sem desanimar.

A sua força provém da flexibilidade, da capacidade de se adaptar às mudanças e às fatalidades do destino recuperando facilmente o sentido da sua vida.

Não devemos ceder à negatividade.

 

Espero que estes mandamentos japoneses  vos sejam úteis. Sejam felizes!